Uma idéia criativa para ingressar no universo da criança 

Fleck, J.F.: Conexão Anticâncer, 26(3):2015

Atualmente o índice de curabilidade do câncer infantil encontra-se próximo de 80%. A combinação de novos recursos diagnósticos e terapêuticos tem sido responsável por este cenário mais favorável.

Embora represente um grande desafio, o enfrentamento deve ser feito com objetividade e equilíbrio emocional. Preferencialmente, a assistência deve ser feita por centros especializados em oncologia pediátrica, que contam com apoio transdisciplinar, atendendo todas as necessidades da criança e da família. É necessário a imersão dos profissionais no universo infantil e uma adaptação na linguagem e no comportamento.

Esse vídeo mostra um modelo de assistência voltado para o mundo da criança. Veja como uma simples ideia pode salvar vidas. Um hospital brasileiro decidiu transformar a sala de oncologia infantil em uma sala de Liga da Justiça. Entretanto, a mudança não foi apenas na decoração de paredes e portas, mas nos recipientes de quimioterapia.

Com capas fáceis de manusear e de esterilizar, seguindo todos os padrões hospitalares, os recipientes, chamados de super-fórmulas, ganharam uma roupagem baseada nos uniformes de super-heróis da Liga da Justiça: Batman, Lanterna Verde, Mulher Maravilha, entre outros.

A ação rendeu tantos resultados positivos no tratamento contra o câncer, que o hospital resolveu desenvolver uma série de revistas e desenhos animados. Nesses produtos especiais, os próprios heróis estão vivendo uma história parecida com a das crianças com câncer e recuperam-se utilizando as super-fórmulas.