Valores humanos essenciais são despertados quando o câncer é diagnosticado

Entrevista com o médico oncologista Dr. James Freitas Fleck por ocasião do lançamento de seu livro "Conexão Anticâncer - as múltiplas faces do inimigo interno". A publicação contém histórias fictícias de pessoas com câncer e tem por objetivo enfatizar aos leitores que os pacientes necessitam participar ativamente do processo de tratamento para conseguir alcançar a cura da doença.

 Além disso, no vídeo o Dr. Fleck comenta que o câncer precisa ser desmistificado, pois é uma doença de alta prevalência no mundo. São 12,7 milhões de casos novos por ano. A incidência acumulativa revela que uma em cada três mulheres e um em cada dois homens vão ter câncer ao longo da vida. Trata-se de uma doença muito frequente e que precisa ser enfrentada por toda a sociedade. Ele ressalta que a educação é o fator mais importante para a prevenção do câncer e que a empatia na relação médico-paciente sustenta os melhores resultados do tratamento.

Outro ponto relevante na entrevista são as estatísticas positivas que o Dr. Fleck cita no vídeo. Apesar das pessoas ficarem apreensivas com o diagnóstico de câncer, muitas são curadas e outras podem ter longa sobrevida.