Hospital Universitário mostra como a abordagem biopsicossocial melhora a qualidade de vida de pacientes crônicos
Fleck, J.F.: Conexão Anticâncer, 1(10):2015
Recentemente, o Grand Round Interativo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) abordou o tema Cuidados Paliativos. Contou com a participação das médicas Lúcia Miranda Monteiro dos Santos, Chefe do Serviço de Tratamento da Dor e Patrícia Miranda do Lago, Chefe da Unidade de Emergência Pediátrica. No vídeo, ambas enfatizam a importância da instalação precoce dos cuidados paliativos e sua consequente melhora nos desfechos.
Trata-se de uma abordagem ampla, biopsicossocial direcionada ao paciente e seus familiares. Estes cuidados conferidos por um grupo multidisciplinar são dirigidos não somente para pacientes terminais, mas também na atenção de pacientes com doenças crônicas como ocorre em algumas formas de câncer.
Em um ranking internacional, o Brasil figura como 38º pior país do mundo para se morrer devido à falta deste tipo de atendimento. Mais uma vez o HCPA coloca-se na vanguarda das ações necessárias para mudar este cenário.
Muitas vezes, a abordagem de cuidados paliativos é vista exclusivamente como uma última intervenção em pacientes com doenças fatais incuráveis, porém se desconsidera seu importante papel no acompanhamento de doenças crônicas graves, por isso é interessante que no vídeo tenha sido mostrada uma visão atualizada. A atuação dos profissionais nessa abordagem é multi e interdisciplinar, perpassando diversos aspectos da vida do paciente, a fim de possibilitar a ele e a sua família conforto em situações de difícil aceitação. A consideração aos aspectos emocionais do paciente é particularmente relevante nesse contexto, e as médicas entrevistadas contemplam esse tema de forma humanizada.
Faça o login para escrever seu comentário.
Se ainda não possui cadastro no Portal Conexão Anticâncer, registre-se agora.