Deficientes auditivos com câncer expressam com bom humor seus sentimentos 

Fleck, J.F.: Conexão Anticâncer, 29(5):2015

A educação é a melhor interferência na prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Ela deve ser precoce e universal. A deficiência auditiva não deve representar uma barreira na educação contra o câncer. Esta limitação pode ser superada com a utilização de recursos visuais criativos que permitam o acesso à informação de forma simples, clara e precisa.

O vídeo é destinado a pessoas com deficiência auditiva que precisam de encorajamento para enfrentar o câncer de mama. Os personagens comunicam-se com o público por meio de linguagem de sinais, expressando descontração e inteligência emocional.

Quatro mulheres surdas, que expressam comportamento resiliente compartilham suas histórias sobre a alopecia, um dos efeitos colaterais mais frequentes da quimioterapia.

O vídeo também é dirigido ao grande público, pois mostra que o bom humor representa um traço comportamental muito útil no enfrentamento das adversidades.

O vídeo foi produzido pela DEAF Inc. é uma organização sem fins lucrativos situada nos Estados Unidos e criada para permitir que os deficientes auditivos possam interagir livremente com a sociedade.

A visão primária da organização é prestar serviços para pessoas com deficiência auditiva, promovendo uma comunicação eficaz. Utiliza recursos de sensibilização da comunidade, através da educação, comunicação social, artes visuais e interpretação, promovendo igualdade de acesso a todos. A totalidade dos recursos obtidos vão para programas destinados a sensibilização para as questões relacionadas a surdez e inclusão social.

 

* www.deafinc.org

Disponível apenas em inglês