Hospital Universitário analisa as semelhanças e as diferenças entre o Sistema de Saúde Inglês e o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil
Fleck, JF: Conexão Anticâncer 05(06), 2016
Após a Segunda Guerra Mundial a Inglaterra desenvolve um programa modelar de assistência a saúde. Trata-se de assistência universal, subsidiada por impostos. A abrangência atinge praticamente 100% da população, em todas as faixas etárias.
A figura central na assistência ao paciente é representada pelo clínico geral (General Practitioner - GP) que responde pela saúde de um grupo definido de pessoas, incluindo doenças crônico degenerativas como o câncer. O GP trabalha em educação, prevenção primária e diagnóstico. Ele está vinculado a centros reguladores de qualidade e custeio (Clinical Commissioning Groups – CCGs), através dos quais o GP obtém os exames diagnósticos e os tratamentos especializados, tanto ambulatoriais como aqueles que requerem internação hospitalar.
A qualidade das recomendações é sustentada pelo National Institute for Health and Care Excellence (NICE) que define as recomendações (guidelines) nacionais, sustentados por evidências.
Nesta entrevista, é traçado um paralelo entre o Sistema Britânico de Assistência a Saúde e o nosso Sistema Único de Saúde (SUS), suas semelhanças e desafios a serem enfrentados.
Faça o login para escrever seu comentário.
Se ainda não possui cadastro no Portal Conexão Anticâncer, registre-se agora.