Este vídeo é uma paródia bem divertida da música indicada ao Oscar, "Happy", do cantor Pharrell Williams.
Música indicada ao Oscar ajuda a entender a Medicina
Fleck, J.F.: Conexão Anticâncer, 28(1):2015
O clipe "Choosing Wisely" que em português significa "Escolher com sabedoria" orienta para a participação ativa das pessoas no cuidado de sua saúde, estimulando uma análise crítica sobre exames de rastreamento, diagnósticos prematuros e consumo indevido de medicamentos.
O vídeo alerta para os excessos nos exames de laboratório e de imagem. Chama a atenção para intervenções terapêuticas desnecessárias, como o uso inadequado de antibióticos para resfriados comuns (gripes). Eles não mudam o desfecho e podem até prejudicar. O vídeo recomenda cautela no uso de remédios destinados apenas ao alívio de sintomas, especialmente em crianças. Adicionalmente, sugere que medicamentos ansiolíticos, hipnóticos e antidepressivos tem que ser usados com moderação e com indicação médica precisa. Mais importante do que testes laboratoriais e exames de imagem rotineiros é manter-se ativo, dentro do peso ideal, alimentar-se de forma saudável e não fumar.
Em linguagem mais técnica, este vídeo desafia os vieses. Chama-se de viés, quando existe uma falsa impressão de benefício. O viés de tempo de antecipação (lead time bias) ocorre quando um teste permite um diagnóstico mais precoce, mas não muda o desfecho, aumentando o sofrimento emocional da paciente. O viés de tempo de duração (length time bias) pode ocorrer no diagnóstico do câncer porque é mais provável diagnosticar no rastreamento um tumor de comportamento mais indolente do que um tumor de comportamento agressivo.
Para lidar bem com estas incongruências é recomendável uma consulta médica periódica. Mas, saiba escolher com sabedoria. Leia sobre saúde e discuta sistematicamente as recomendações com seus médicos. Esta é a essência da decisão compartilhada. Esta é a essência deste portal que procura levar a Medicina para a Sociedade.
A decisão compartilhada em momentos de incertezas é o reflexo da relação médico - paciente construída através do dialogo e da confiança. É uma tomada de decisão compartilhada baseada no conhecimento técnico, ético e democrático. Sem esquecer que quando há empatia e afeto na relação médico - paciente tudo se torna mais suave, por mais dura que possa ser a decisão...
Muito interessante essa idéia de decisão compartilhada com consciência que nada mais é que uma forma de respeitar as necessidades do corpo tendo uma visão mais crítica sobre a real necessidade de realização de exames, fazendo prevenção de saúde e aproveitando a vida da melhor forma possível considerando muitas vezes que o menos é mais, sem medicações desnecessárias e realizando exames com acompanhamento médico.
Faça o login para escrever seu comentário.
Se ainda não possui cadastro no Portal Conexão Anticâncer, registre-se agora.