Conexão Anticâncer: As múltiplas faces do inimigo interno

A Medicina tem que chegar nas pessoas


Sensível e tocante, a obra se propõe a desmistificar diversas informações equivocadas a respeito do câncer.

Trabalhando os princípios básicos da psicologia cognitiva, o livro lida com a educação e prevenção do câncer de uma forma precisa, mas ao mesmo tempo poética e lúdica.

O autor do livro narra várias histórias (simulações clínicas) com personagens fictícios que foram diagnosticados com câncer.

O livro mostra aos leitores como os pacientes participam ativamente no processo de tratamento para alcançar a cura ou o controle da doença.

Todas as histórias enfatizam a importância da relação médico-paciente.

O personagem médico trabalha com os tipos mais prevalentes de câncer, educando e ilustrando a prevenção, o diagnóstico e o tratamento.

O personagem médico, ressalta a importância da condução emocional de cada paciente e de seus familiares. Ele identifica em cada uma das histórias um valor humano essencial dominante, ao qual atribui o nome de “valor âncora”. O personagem médico utiliza o valor âncora para despertar outros valores comportamentais favoráveis ao enfrentamento do câncer, gerando uma ciranda virtuosa. A ciranda virtuosa, fundamentada na relação empática entre o médico e seu paciente sustenta a “conexão anticâncer”. 

O personagem médico tem seu trabalho recompensado, pois também aprende muito sobre a vida, na convivência com seus pacientes.

A publicação é indicada para pacientes com câncer e seus familiares e também aconselhada para toda a sociedade, pois a educação em câncer melhora a qualidade das decisões compartilhadas em Medicina. 

A idéia de levar a Medicina para a sociedade proposta no livro produziu um projeto multimídia que vem sendo implementado através deste portal.


LIVRO: Conexão Anticâncer – As múltiplas faces do inimigo interno

Autor: James Freitas Fleck Editora: Movimento