Como ajudar os pacientes na doença terminal?

Um corajoso, humano e eficiente método para enfrentar a morte com serenidade

Fleck, J.F.: Conexão Anticâncer, 27(1):2015

A morte é um processo natural. No entanto, quando vem associada a alguma doença pode provocar sofrimento. Profissionais da saúde precisam estar preparados para prover suporte técnico e emocional na doença terminal.

Conversar sobre a morte não é uma tarefa fácil, nem para aqueles que diariamente têm que lidar com ela, como os médicos e enfermeiros. Em meio a sentimentos como tristeza, medo e solidão, profissionais da saúde muitas vezes tem a função de explicar os estágios de uma doença terminal e da própria morte aos pacientes e seus familiares. A tarefa não é fácil, mas esse livro promete solucionar as principais questões a respeito das fases finais da doença e ajudar os profissionais da saúde a melhorar sua comunicação com os pacientes que estão morrendo.

O livro, escrito pela renomada psiquiatra suíça Elisabeth Kübler-Ross, aborda o abandono dos amigos e familiares ao receber a notícia que o ente querido está com um câncer terminal. A autora explica que muitos ficam com medo e não sabem o que dizer ao paciente com câncer, decidindo se afastar. Todavia, é justamente neste momento que o paciente mais necessita da proximidade afetiva de seus amigos e familiares.

Em resumo, o livro tem o objetivo principal de promover uma reflexão nos profissionais da saúde sobre as necessidades biopsicossociais do paciente terminal e facilitar o processo de aceitação da doença e de suas limitações.


LIVRO:  Sobre a morte e o morrer

Autor:  Elisabeth Kübler-Ross Editora:  WMF Martins Fontes