Abrangência das simulações clínicas programadas no atendimento de pacientes com câncer

A medicina é uma linguagem universal

James Fleck, MD, PhD: Conexão Anticâncer 27 (02), 2022

A Simulação Clínica Programada (SCP) tem sido utilizada tanto no treinamento em oncologia clínica quanto na abordagem cognitiva de pacientes com câncer. Estudantes de medicina obtêm na SCP uma ferramenta valiosa para exercitar algoritmos diagnósticos e terapêuticos, bem como para enfrentar desafios na relação médico-paciente. Estudantes de medicina que utilizam SCP reforçam a autoconfiança antes mesmo do primeiro contato com o paciente no mundo real. Pacientes e familiares, identificando-se com o protagonista de cada SCP, aprendem como os valores âncoras são utilizados para resgatar o sofrimento emocional, melhorar a relação médico-paciente e superar a doença. A tomada de decisão compartilhada só pode ser validada se o paciente tiver uma compreensão clara e abrangente das intervenções propostas. A SCP é uma ferramenta educacional de uso amigável. O enredo guia o fluxo emocional do protagonista de forma leve e às vezes até inesperadamente lúdica. O ponto de virada (turning point) é um componente essencial da equação de resolução de problemas. Esse momento específico gera um comportamento consensual direcionado à recuperação da doença. A tabela abaixo lista treze SCP especificamente escolhidos para fornecer uma avaliação abrangente da apresentação clínica observada nos tumores malignos mais frequentes no mundo.


As treze SCP envolveram quase 12 milhões de pessoas diagnosticadas com câncer em 2020, segundo dados epidemiológicos fornecidos pela International Agency for Research on Cancer (IARC) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) coletados em 185 países e territórios ao redor do mundo. Uma incidência semelhante é adicionada a cada ano. Melhorias na detecção precoce do câncer e novas intervenções terapêuticas levam a um número anual acumulativo crescente de sobreviventes do câncer que também podem se beneficiar das SCP. Considerando que as SCP podem ser usadas ​​na abordagem cognitiva das famílias, o escopo pode ser adicionalmente ampliado.

As SCP propostas também podem ser usadas como material educacional para médicos e enfermeiros. Um artigo de revisão sobre Global Supply of Health Professionals, publicado pelo New England Journal of Medicine em 2014, identificou 9,2 milhões de médicos e 18,1 milhões de enfermeiros em todo o mundo. Além disso, o artigo aponta para uma grave crise de escassez global e acentuada má distribuição de profissionais da saúde. A medicina é uma linguagem universal, e é urgente pensar globalmente na formação dos profissionais de saúde. A SCP é uma ferramenta valiosa para aumentar a transferência internacional de tecnologia e experiência.

Você pode encontrar as SCP no site www.conexaoanticancer.com.br clicando na seção livro mostrada no menu. Seja bem-vindo para postar seus comentários e participar ativamente deste programa de inteligência coletiva.

 

Referências:

1.     Global Cancer Observatory: International Agency for Research on Cancer (IARC) and the World Health Organization (WHO), 2020

2.     Nigel Crisp and Lincoln Chen: Global Supply of Health Professionals, N Engl J Med 370: 950-957, 2014

3.     Photo by David Watkis on Unsplash