Tutorial Anticâncer

Exercite a tomada de decisão compartilhada depois de entender como os médicos pensam

 James Fleck: Conexão Anticâncer 25(07), 2020

O Tutorial Anticâncer é um recurso pedagógico criado para informar o paciente das etapas envolvidas no diagnóstico e tratamento do câncer. Ao educar, o tutorial auxilia na relação médico-paciente. Ele aproxima a linguagem, explica procedimentos e promove compreensão mútua. O tutorial estimula uma atitude proativa no paciente, promovendo ampla busca de informações e melhor compreensão das recomendações. Ele rompe com uma atitude passiva, de aceitação tácita da doença e de imobilidade. No enfrentamento do câncer, médico e paciente têm que compartilhar objetivos e motivações. Esta atitude cooperativa melhora os desfechos, pois o enfrentamento da doença é depende de adequada sintonia na comunicação.

O tutorial foi criado para uso digital e é responsivo. Você poderá consultá-lo em computador, tablet ou smartphone. Para facilitar a navegação, ele foi dividido em 12 ícones, indicando as fases mais importantes de uma avaliação abrangente do paciente com câncer. Ao clicar em cada um dos ícones você será orientado sobre o significado de cada fase e irá compreender melhor o conjunto de decisões que os médicos precisam tomar para diagnosticar e tratar o câncer.


 

Se você estiver enfrentando o câncer ou for um familiar de paciente com câncer, você poderá beneficiar-se do tutorial. Porém, aconselha-se que a execução do tutorial seja compartilhada com seu médico assistente, pois ele poderá ajudar no esclarecimento de dúvidas e melhor adequação das informações.  Nossa experiência pessoal com pacientes que fizeram o tutorial foi favorável. Na maior parte das vezes, exigiu do paciente cerca de uma hora. Em geral, os pacientes executaram o tutorial no ambiente familiar ou na sala de espera do consultório, o que facilitou o compartilhamento das informações com os familiares e com o médico.  

Segue o link para o tutorial:

http://www.jamesfleck.com.br/tutorial?locale=pt

 

Referências:

 

1.     James Fleck: Parecer Médico em Oncologia www.jamesfleck.com.br

2.     Photo by Green Chameleon on Unsplash