Melhora da sobrevida em 10 anos com tratamento conservador + radioterapia
Fleck,JF: Conexão Anticâncer 18(06): 2016
Um estudo europeu mostra que mulheres com câncer de mama em estádios iniciais tratadas com cirurgia conservadora + radioterapia tem maior sobrevida em 10 anos em comparação com pacientes submetidas a mastectomia.
Um estudo holandês de base populacional analisou mais de 37000 pacientes com câncer de mama em estádios iniciais (T1-2 N0-1 M0) com foco no tipo de abordagem terapêutica locoregional: tratamento conservador + radioterapia (58% das mulheres) versus mastectomia (42% das mulheres). Os dados foram coletados a partir do Netherlands Cancer Registry, buscando a avaliação da sobrevida global para todo o grupo e sobrevida livre de metástase para uma coorte específica de 7552 pacientes tratadas no ano de 2003.
O estudo foi publicado on line na revista The Lancet Oncology em 22 de junho de 2016 e a avaliação de sobrevida foi feita tanto com variáveis não ajustadas como análise multivariada. Em ambas as situações observou-se melhor sobrevida global em 10 anos em pacientes tratadas com cirurgia conservadora versus mastectomia. A sobrevida livre de metástase também foi favorável ao grupo de pacientes submetidas a tratamento conservador, porém restrita apenas a mulheres com câncer de mama T1N0.
Todos os esforços foram feitos para minimizar eventuais vieses de seleção com análise multivariada. O estudo reforça que o tratamento conservador do câncer de mama é no mínimo equivalente a mastectomia e sinaliza para uma possível vantagem em sobrevida global nos estádios T1-2 N0-1 e sobrevida específica no estádio T1N0.
Referência:
Marissa C van Maaren, MSc, Linda de Munck, MSc, Prof Geertruida H de Bock, PhD, Jan J Jobsen, PhD, Thijs van Dalen, PhD, Prof Sabine C Linn, PhD, Prof Philip Poortmans, PhD, Luc J A Strobbe, PhD, Prof Sabine Siesling, PhD: 10 year survival after breast-conserving surgery plus radiotherapy compared with mastectomy in early breast cancer in the Netherlands: a population-based study, The Lancet Oncology June 22, 2016 DOI: http://dx.doi.org/10.1016/S1470-2045(16)30067-5
Interessante que este artigo sana a dúvida surgida em sala de aula com o professor, sobre se o prognóstico ser melhor, pior ou igual nos cânceres de mama tratados ou com mastectomia ou com setorectomia. Este caso se assemelha, em parte, a neoplasia de próstata, em que também foi constatado que o tratamento mais conservador(observacional etc.) seria uma boa alternativa. Estudos como esse, que questionam práticas já estabelecidas na medicina para propor outras alternativas de tratamento, são necessários para irmos além do senso crítico comum, e serve como estímulo para nossa constante atualização durante a carreira médica.
Faça o login para escrever seu comentário.
Se ainda não possui cadastro no Portal Conexão Anticâncer, registre-se agora.