Fleck, J.F.: Conexão Anticâncer, 21(4):2015
Uma nova forma de administração da radioterapia está sendo considerada na Europa, reduzindo o tempo de tratamento e gerando maior comodidade aos pacientes com câncer de mama. Consiste na irradiação transoperatória, administrada em dose única.
A forma tradicional de administração da radioterapia ocorre após a cirurgia conservadora do câncer de mama com fracionamento da dose por um período de três a cinco semanas. Na irradiação transoperatória toda a dose de radioterapia é administrada em sessão única. O paciente sai da cirurgia com o tratamento local do tumor completo.
Esta nova técnica de irradiação vem sendo avaliada pelo sistema de saúde da Inglaterra e um relatório crítico detalhado foi disponibilizado pelo National Institute for Health and Care Excellence (NICE). É importante ressaltar que este tratamento restringe-se a pacientes com cancer de mama em estádios iniciais.
O câncer de mama é o tumor maligno mais frequente na mulher e apresenta alto índice de curabilidade. A nova técnica deverá beneficiar muitos pacientes proporcionando maior comodidade e possivelmente menor custo.
Leia mais acessando NICE Guideline: Breast cancer (early) intrabeam radiotherapy system (ID 618)
https://www.nice.org.uk/guidance/gid-tag353/resources/breast-cancer-early-intrabeam-radiotherapy-system-appraisal-consultation-document
*Disponível apenas em inglês.
Faça o login para escrever seu comentário.
Se ainda não possui cadastro no Portal Conexão Anticâncer, registre-se agora.