Homens e mulheres fumantes tem 25 vezes mais chance de desenvolver câncer de pulmão
Fleck, J.F.: Conexão Anticâncer, 14(12):2014
No cigarro existem mais de quarenta substâncias carcinogênicas, promovendo formação de radicais livres, que agridem o DNA humano e promovem a transformação celular neoplásica. O fumo está associado a 30% das mortes por câncer e não está relacionado somente com o câncer de pulmão, mas também com o câncer da boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, cólon, reto, bexiga, rim, pâncreas, ovário, útero e até mesmo leucemia mielóide crônica.
O carcinoma de pulmão representa a primeira causa de mortalidade por câncer no mundo, ocorrendo em ambos os sexos. Homens e Mulheres fumantes tem 25 vezes mais chance de desenvolver câncer de pulmão do que aquela observada na população não-fumante. A forma mais eficiente de diminuir a mortalidade por câncer de pulmão é educando contra o tabagismo. Mesmo fumando apenas um cigarro por dia, o risco de desenvolver câncer continua significativamente alto. Fumantes passivos, ou seja, pessoas que convivem com fumantes, tem risco maior de desenvolver câncer. Para o cigarro a tolerância tem que ser zero.
Felizmente o hábito do tabagismo ver reduzindo, graças a educação e a legislação repressiva. Mesmo assim, o tabagismo ainda persiste em cerca de 20% da população mundial. Somente nos Estados Unidos, o custo do tabagismo representa cerca de 300 bilhões de dólares por ano, cuja maior parte é devido aos cuidados diretos assistenciais demandados por pacientes fumantes.
A International Association for Study of Lung Cancer (IASLC) promoverá em janeiro de 2015 um web meeting estimulando uma discussão sobre o efeito do tabagismo na biologia celular e as conseqüências da manutenção do hábito de fumar em pacientes com câncer de pulmão tratados com cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia . O programa inclui uma apresentação pelo Dr. Graham Warren, MD, PhD, Associate Professor and Director, Hollings Cancer Center Tobacco Cessation Program of the Medical University of South Carolina, USA e conta com o papel moderador da Dra. Carolyn Dresler, MD, Moderator, International Association for the Study of Lung Cancer, Board of Directors. O link pode ser encontrado abaixo, na bibliografia.
Bibliografia:
American Cancer Society
http://www.cancer.org/cancer/cancercauses/tobaccocancer/tobacco-related-cancer-fact-sheet
IASLC: International Association for Study of Lung Cancer
https://www.iaslc.org/webinars
Manter uma vida saudável, livre de fatores de risco certamente é a melhor escolha. Lembrando sempre que o hábito de fumar, além de prejudicar a si próprio, prejudica às pessoas que estão próximas que não optaram por este tipo de hábito. Para os que não tem força de vontade, tem ótimas terapias medicamentosas que podem contribuir para a exclusão do vício, sempre com orientação e acompanhamento médico e pscicológico.
Faça o login para escrever seu comentário.
Se ainda não possui cadastro no Portal Conexão Anticâncer, registre-se agora.