Cautela com as notícias sobre descobertas na área do câncer

Como você pode avaliar criticamente o que é veiculado na mídia

Fleck, J.F.: Conexão Anticâncer, 9(8):2015

A oncologia é uma especialidade médica cujo conhecimento encontra-se sistematizado. O conhecimento médico pode ser dividido em standard e experimental. Conhecimento standard é aquele já reconhecido, internacionalmente, como a melhor opção disponível, no momento. Conhecimento experimental representa uma opção bem fundamentada técnica e eticamente, mas que poderá ou não ser útil, pois ainda encontra-se em fase de teste.

Este entendimento é muito importante, porque salienta que nem sempre o experimental é o melhor. Quando se fala em inovação, muitas pessoais interpretam como sendo algo já completamente testado e seguro. Infelizmente, na mídia, ainda não existe um critério claro para o significado de novo ou inovação. Freqüentemente, o que é chamado de novo, inovação ou descoberta é algo que se encontra em fase de teste (experimental) não totalmente validado quanto a sua eficiência ou risco. Para melhor orientação médica da sociedade, deveria ser chamada de novo, inovação ou descoberta aquele conhecimento que já foi totalmente testado e que surge como uma opção melhor do que a standard, substituindo, de forma metodologicamente correta, um conhecimento anterior e comprovadamente inferior.

O médico é o único profissional qualificado para julgar e orientar a sociedade quanto ao conhecimento standard ou experimental sobre o câncer. Este é um tema amplo e complexo, motivo de vários encontros científicos internacionais, exigindo atualização continuada.

A despeito do conhecimento ser buscado no profissional médico, este é de domínio universal e amplamente disponível. O médico pode e deve fornecer ao paciente e a família as fontes onde o conhecimento está publicado e liberá-las para avaliação crítica, especialmente quando uma segunda opinião está sendo buscada. Os médicos sabem como categorizar os níveis de evidência do conhecimento sobre o câncer, proporcionando maior segurança na orientação de seus pacientes. Estes níveis de evidência estão presentes em situações de diagnóstico, estadiamento, tratamento e prevenção. Existem classificações internacionais que categorizam os níveis de evidência para o conhecimento científico. Este entendimento qualifica a decisão compartilhada.