Circuncisão pode reduzir chances de câncer de próstata, aponta estudo

Redução de 15% na incidência de câncer de próstata em homens circuncidados

Fleck, J.F.: Conexão Anticâncer, 14(1):2015


Cientistas da organização Fred Hutchinson Cancer Research Center, constataram que homens que realizam a circuncisão tem 15% menos probabilidade de desenvolver câncer de próstata quando comparado com aqueles que não fizeram o procedimento. O estudo e seus resultados foram publicados no jornal Cancer.

 O estudo foi conduzido com a base de dados do Seattle–Puget Sound Surveillance, Epidemiology, and End Results (SEER) cancer registry, avaliando uma população de 3399 homens divididos nos subgrupos circuncidado e não-circuncidado. A redução do risco nos homens circuncidados foi significativa tanto para a forma indolente como agressiva do câncer de próstata.

 Segundo Jonathan Wright, um dos coordenadores do estudo, embora existam limitações metodológicas em um estudo apenas observacional, seus dados sugerem a necessidade de buscar um mecanismo biologicamente plausível para o efeito protetor da circuncisão no desenvolvimento do câncer de próstata.

 Pesquisas futuras devem ser encorajadas.

 

Referência:

Jonathan L. Wright, Daniel W. Lin, and Janet L. Stanford: Circumcision and the Risk of Prostate Cancer, Cancer 118:4437-43, 2012