Apneia do sono aumenta no risco relativo de desenvolver e morrer de cancer
Fleck, J.F.: Conexão Anticâncer, 15(3):2015
Nos Estados Unidos 28 milhões de pessoas sofrem com algum grau de apneia do sono(AS). Já está bem documentada a relação da AS com hipertensão, obesidade, diabete, doenças vasculares cardíacas e cerebrais. Recentemente, dois estudos têm apontado para uma forte correlação entre a presença da AS e uma maior suscetibilidade para desenvolver câncer, especialmente em pacientes que não são obesos.
A AS está relacionada com menor oxigenação das células. No início do século XX, o Dr. Otto Heinrich Warburg já relacionava o câncer com a falta de oxigenação celular. Esta descoberta conferiu ao Dr. Warburg o Prêmio Nobel de 1931.
Os dois estudos atuais reabrem esta questão. O estudo americano, conduzido pela Universidade de Wisconsin, mostrou uma relação direta entre a intensidade da AS e a mortalidade por todos os tipos de câncer. O estudo europeu, relacionou a hipóxia noturna que ocorre na AS com aumento da incidência de câncer, principalmente em pacientes com menos de 65 anos de idade.
Os pesquisadores explicam o fenômeno utilizando modelos experimentais. A redução crônica ou intermitente da oxigenação das células provoca a formação de novos vasos sanguíneos (angiogênese), mediante a supra-expressão de VEGF (Vascular Endothelial Growth Factor), um fator de crescimento associado ao estímulo para a angiogênese. O problema é que estes novos vasos tem defeitos estruturais e funcionais, diminuindo a chegada de oxigênio nas células e causando necrose, um fator preditivo de tumores com maior agressividade e mais refratários a tratamentos como a radioterapia.
Esses estudos são mais uma razão para quem tem apneia do sono procurar tratamento.
Referências:
Nieto FJ, Peppard PE, Young T, et al. Sleep-disordered breathing and cancer mortality: results from the Wisconsin Sleep Cohort Study. Am J Respir Crit Care Med 2012; 186: 190–194.
Campos-Rodriguez F, Martinez-Garcia MA, Martinez M, et al. Association between obstructive sleep apnea and cancer incidence in a large multicenter Spanish cohort. Am J Respir Crit Care Med 2013; 187: 99–105.
Um excelente estudo que comprova a importância de prestarmos mais atenção na nossa saúde e buscar a prevenção sempre, aproveitando os recursos disponíveis.
Este estudo é muito importante, pois mostra que o câncer pode estar relacionado com outros problemas de saúde. Qualquer pessoa pode desenvolver apneia do sono, mas devemos ter cuidados com nossa saúde, tais como: cuidar a alimentação, praticar atividades físicas, evitar consumo excessivo de álcool, uso de tabagismo entre outros. São precauções importantes para o nosso bem-estar e, não correr riscos de ter outras complicações.
O quadro de apneia do sono mostra-se muito presente e prevalente na população em geral. Costumava-se a não dar tanta importância até correlaciona-la com HAS, DM, obesidade... e esse estudo, é muito importante para darmos a devida atenção a AS, visto que pode causar hipóxias noturnas e a partir desse mecanismo desencadear algum tipo de câncer... algo que seria “prevenível” caso dessemos maior atenção a qualidade do sono. É um bom estudo para que possamos pensar mais como clínicos também, para colhermos uma anamnese mais completa, incluindo assuntos como o sono.
De acordo com pesquisa a apneia do sono pode aumentar as chances de desenvolvimento do câncer. Isso porque indivíduos com o distúrbio do sono sofrem com interrupções na respiração durante a noite. A apneia obstrutiva é a forma mais comum dos distúrbios respiratórios. O problema é gerado quando a respiração é bloqueada deixando a pessoa sem ar, provocando o ronco e a interrupção do sono. Trata-se de um problema geralmente associado a outros fatores, como obesidade, diabetes, pressão alta, ataques cardíacos e derrames. Os pesquisadores acreditam que isso possa ocorrer porque a apneia do sono priva alguns dos tecidos do corpo de oxigênio, o que estimula o crescimento de tumores.
Faça o login para escrever seu comentário.
Se ainda não possui cadastro no Portal Conexão Anticâncer, registre-se agora.