Apneia do sono pode aumentar risco de câncer

Apneia do sono aumenta no risco relativo de desenvolver e morrer de cancer

Fleck, J.F.: Conexão Anticâncer, 15(3):2015

Nos Estados Unidos 28 milhões de pessoas sofrem com algum grau de apneia do sono(AS). Já está bem documentada a relação da AS com hipertensão, obesidade, diabete, doenças vasculares cardíacas e cerebrais. Recentemente, dois estudos têm apontado para uma forte correlação entre a presença da AS e uma maior suscetibilidade para desenvolver câncer, especialmente em pacientes que não são obesos.

A AS está relacionada com menor oxigenação das células. No início do século XX, o Dr. Otto Heinrich Warburg já relacionava o câncer com a falta de oxigenação celular. Esta descoberta conferiu ao Dr. Warburg o Prêmio Nobel de 1931.

Os dois estudos atuais reabrem esta questão. O estudo americano, conduzido pela Universidade de Wisconsin, mostrou uma relação direta entre a intensidade da AS e a mortalidade por todos os tipos de câncer. O estudo europeu, relacionou a hipóxia noturna que ocorre na AS com aumento da incidência de câncer, principalmente em pacientes com menos de 65 anos de idade.

Os pesquisadores explicam o fenômeno utilizando modelos experimentais. A  redução crônica ou intermitente da oxigenação das células provoca a formação de novos vasos sanguíneos (angiogênese), mediante a supra-expressão de VEGF (Vascular Endothelial Growth Factor), um fator de crescimento associado ao estímulo para a angiogênese. O problema é que estes novos vasos tem defeitos estruturais e funcionais, diminuindo a chegada de oxigênio nas células e causando necrose, um fator preditivo de tumores com maior agressividade e mais refratários a tratamentos como a radioterapia.

Esses estudos são mais uma razão para quem tem apneia do sono procurar tratamento.


Referências:

Nieto FJ, Peppard PE, Young T, et al. Sleep-disordered breathing and cancer mortality: results from the Wisconsin Sleep Cohort Study. Am J Respir Crit Care Med 2012; 186: 190–194.

Campos-Rodriguez F, Martinez-Garcia MA, Martinez M, et al. Association between obstructive sleep apnea and cancer incidence in a large multicenter Spanish cohort. Am J Respir Crit Care Med 2013; 187: 99–105.

*Disponível apenas em inglês.