Acordando a defesa imunológica

Inibidores de checkpoints imunológicos ampliam seu espectro de ação antitumoral

Peruzzo, N & Fleck, JF: Conexão Anticâncer 25(04), 2017    

Em 2014, o Cancer Research Institute conferiu o mais importante prêmio de distinção em Imunologia Tumoral aos pesquisadores Arlene Sharpe da Harvard Medical School, Gordon Freeman do Dana-Farber Cancer Institute, Tasuku Honjo da Kyoto University School of Medicine e Lieping Chen da Yale University School of Medicine pela descoberta do checkpoint imunológico PD-1 e sua relevância no tratamento do câncer. Assista o vídeo publicado na Conexão Anticâncer em 18 de fevereiro de 2015 e compare com a ilustração abaixo.

O pembrolizumabe (pembro) é um anticorpo monoclonal humanizado que ao inibir PD-1, tem demonstrado benefício no tratamento do melanoma e do câncer de pulmão não de pequenas células. Também tem sido constatado que o escore de PD-L1 (percentual de células tumorais que expressam o receptor PD-L1, em relação ao total de células tumorais da amostra) pode representar um fator preditivo de resposta ao anticorpo inibidor do PD-1.

Um estudo publicado em fevereiro de 2017 no New England Journal of Medicine, ampliou o espectro antitumoral dos inibidores de PD-1. O estudo comparou pembrolizumabe versus quimioterapia padrão (docetaxel, paclitaxel ou vinflunina) no tratamento de segunda linha do carcinoma urotelial metastático. Os resultados evidenciaram um ganho de sobrevida global de cerca de 3 meses favorável ao grupo que usou pembrolizumabe. O benefício foi acompanhado de um melhor perfil de toxicidade.

A partir da análise do estudo em questão, conclui-se que pacientes portadores de câncer urotelial avançado dispõem, pela primeira vez, de uma medicação para uso em 2ª linha capaz de alterar a sobrevida global. Apesar do benefício do pembrolizumabe na população geral do estudo, as conclusões relacionadas ao ganho em sobrevida global com a droga não podem ser aplicadas a pacientes com escore combinado de PD-L1 menor que 1%.

 


Referência:

Bellmunt, J; de Wit, R; Vaughn, DJ, et al: Pembrolizumab as Second-Line Therapy for Advanced Urothelial Carcinoma, NEJM 376: 1015 – 26, 2017